Como é o tratamento da Quiropraxia

COMO É O TRATAMENTO DE QUIROPRAXIA

Quiropraxia é uma profissão que se dedica ao diagnóstico, ao tratamento de disfunções na coluna vertebral e articulações, que utiliza o conhecimento sobre a mecânica articular correta para tratar e corrigir disfunções mecânicas no sistema neuro-musculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral.

O principal objetivo do tratamento com a Quiropraxia é resgatar a qualidade de vida para as pessoas, amenizando e curando as dores de coluna, dores no nervo ciático, dores nas costas e muitas outras.

TRATAMENTO DA QUIROPRAXIA

Mundialmente, a Quiropraxia é conhecida como uma poderosa ferramenta no tratamento para dores na coluna. Em alguns lugares do país, o sinônimo atribuído ao quiropraxista é saúde e bem-estar.

O tratamento da Quiropraxia é focado na técnica de correção e prevenção dos problemas que a sub-luxação gera nas articulações, o que dificulta a mecânica correta do ponto de vista muscular, esquelético e neural.

E, se você pensa que somente a dor nas costas poderá ser tratada com a Quiropraxia, engana-se!

Estudos mostram que a Quiropraxia é o tratamento não médico, com o maior grau de satisfação entre seus pacientes, além de ser um dos mais freqüentados pelo mundo afora.

O quiropraxista literalmente faz uma entrevista com as mãos, conseguindo identificar na sua consulta os focos e os motivos da dor, e imediatamente prescreve o tratamento adequado, levando em consideração os seguintes pontos:

  • A idade do paciente;
  • O estágio do problema;
  • A intensidade da dor; e
  • Outras eventuais complicações.

 

O primeiro procedimento da Quiropraxia é a investigação e o levantamento do histórico do paciente

A consulta com o Quiropraxista é totalmente diferenciada na sua abordagem com o paciente. O Quiropraxista irá inspecionar e analisar a postura para evidenciar os possíveis desvios posturais, tais como: escoliose, hiperlordose, hipercifose, ciatalgia, hérnias de disco, cervicalgia, dentre outros.

Dessa forma, essa avaliação física também é importante para determinar a real condição dos nervos, dos músculos, dos ossos, das articulações e dos ligamentos, para identificar de onde vem a origem da lesão.

Também são realizados alguns testes específicos que irão avaliar a mobilidade da coluna vertebral, evidenciando regiões hipomóveis (aquelas com pouca mobilidade) e as hipermóveis (aquelas com excesso de mobilidade), que são causadoras de disfunções articulares.

Durante a consulta as principais avaliações deverão ser em relação:

  • A mobilidade;
  • Aos desvios posturais;
  • Ao alinhamento vertebral e biomecânico;
  • Ao encurtamento muscular;
  • Ao grau de tensão muscular; e
  • A outros tipos de dor.

tratamento de quiropraxia

O principal objetivo da consulta da Quiropraxia é tratar e corrigir a causa da dor e assim, o paciente consegue ter alívio imediato logo na primeira sessão de tratamento.

As dores agudas ou crônicas também podem e devem ser tratadas pela Quiropraxia, a diferença entre elas, está no tempo de recuperação, pois cada organismo responde de uma forma, sendo que na maioria dos casos tratados, a resposta é muito positiva logo nas duas primeiras sessões.

É importante observar que existem casos mais delicados que precisam de um tempo maior para processar e metabolizar o processo inflamatório causado pelas lesões na coluna.

Apesar de ser excelente para o tratamento de diversas dores, a Quiropraxia também é excepcional para a prevenção dessas dores, assim como para a saúde da coluna vertebral como um todo.

Entretanto na maioria dos casos, os pacientes só procuram atendimento especializado de um profissional, quando as dores na coluna já fazem parte do seu dia a dia.

Nessa altura, devido às complicações pelo tempo sem tratamento, só uma interferência manual pode não ser o suficiente.

O que é preciso é se conscientizar da importância que tem a prevenção dessas patologias, que na maioria das vezes é causada pela postura corporal inadequada.

É aí que entra a Quiropraxia, um método tradicional e eficiente de se manter a saúde do corpo e evitar disfunções, principalmente no que se refere a coluna vertebral.

Principais dores tratadas pela Quiropraxia

Como já falamos, a Quiropraxia é ampla no tratamento, e efetiva em dores recorrentes, entre as mais comuns estão:

  • Dores de coluna

Na maioria das vezes muito desconfortável e constante, e nem sempre com clareza da origem. Essa dor tende a irradiar por todo o corpo, principalmente nos braços e nas pernas.

  • Dores nas costas

É mais generalizada, e o diagnóstico precisa ser mais específico para que o tratamento da Quiropraxia seja rápido. Entre as principais interferências estão: hérnia de disco, dor na coluna em consequência da artrose, lombalgia, cifose, entre outras disfunções.

tratamento de quiropraxia

A causa principal é a pressão do disco intervertebral sobre a raiz nervosa do nervo ciático que sai da lateral das vértebras L4, L5 e S1, gerando uma dor na região lombar irradiada para uma ou ambas as pernas, podendo chegar até a região dos pés.

O paciente com inflamação do nervo ciático pode se queixar de dor, de câimbras, de formigamentos, de sensação de choque e de agulhadas ao longo do trajeto do nervo.

A escoliose se apresenta de várias maneiras e pode surgir em qualquer idade. A deformação em curva em forma de “C” ou “S” causa dor na coluna vertebral, e ainda existe o risco de influenciar na rotação das vértebras, causando deformidades.

Sendo o tratamento da Quiropraxia uma forma efetiva e eficaz de minimizar as consequências causadas pela escoliose. Quanto mais cedo e mais rápido for realizado os ajustes articulares, melhor e mais rápida será a recuperação do paciente.

Você também pode e deve procurar um quiropraxista se alguns dos sintomas apresentados abaixo for proveniente da coluna vertebral, como:

Dor de cabeça ou enxaqueca, dor no pescoço, dores ao respirar, dor nos glúteos, dores nos ombros, dores nos braços, dor na pelve, dores no quadril, e até epicondilite lateral (mais conhecido como cotovelo de tenista).

Síndrome do Túnel do Carpo, fibromialgia, torcicolo, lesão em chicote, e bico de papagaio são outros distúrbios que podem ser tratados através da Quiropraxia.

Ações do tipo: movimentos repetitivos, carregar pesos de um só lado do corpo, má postura (principalmente em frente ao computador, ou enquanto dorme, por exemplo), e desvios posturais hereditários, levam você a criar uma posição viciosa a partir das articulações, que são chamadas de fixações, termo bastante utilizado na Quiropatia ou Quiropraxia.

Fases do tratamento da Quiropraxia

É importante para o paciente que se sinta seguro durante a consulta em uma clínica de Quiropraxia, e compreenda as fases do tratamento que são:

  • Fase intensiva ou de alívio das dores:

O principal objetivo dessa fase é reposicionar as vértebras que estão no processo de sub-luxação, devolvendo a sua mobilidade normal para reduzir os pinçamentos sobre o sistema nervoso e o corpo começar a entrar na fase de adaptação a esse posicionamento correto da mecânica articular.

  • Fase corretiva ou de estabilização:

Nessa fase precisará estimular a musculatura profunda da coluna vertebral através de exercícios de fortalecimento muscular para que a vértebra não retorne para a posição viciosa e incorreta.

Assim será necessária a adoção de bons hábitos de vida para um melhor aproveitamento do tratamento. Cuidados com a postura e atividade física são indispensáveis.

  • Fase de manutenção ou bem-estar:

É a fase onde o paciente realiza manutenções periódicas para continuar mantendo o bom alinhamento da sua mecânica corporal para prevenção das dores recorrentes.

Afinal de contas, o nosso corpo é uma máquina onde o principal sistema que a coordena é o sistema nervoso, que é distribuído através de toda a extensão da coluna vertebral.

Havendo qualquer interferência no trajeto desses nervos ocorrerá uma disfunção, onde o principal sinal de alerta é a dor. Por isso a prevenção continua sendo a melhor solução.

Para quem o tratamento da Quiropraxia é indicada?

Por ser um tratamento natural, realizado através de ajustes articulares de forma manual, qualquer pessoa pode se beneficiar da técnica.

Não há restrições em relação à idade, ao estado físico, ou psicológico do paciente, inclusive, a Quiropraxia é indicada também para gestantes, crianças e idosos.tratamento de quiropraxia

A garantia do tratamento equivale a qualquer terapia, com contraindicações mínimas que se identifica já na primeira consulta, por isso, a credibilidade do profissional é essencial, pois o tipo de tratamento será determinante para a cura do paciente.

Para quem não sabe, o quiropraxista é um profissional da área de saúde com formação de nível superior, reconhecido pelo MEC.

É também reconhecida e muito indicada pela OMS, a Organização Mundial da Saúde.

tratamento de quiropraxia

Contraindicações do Tratamento da Quiropraxia

Basicamente os problemas que são sensíveis ao toque, aqueles que só se agravariam com o tatear, são contraindicados para o tratamento através da Quiropraxia. São eles:

  • Tuberculose óssea;
  • Doenças na pele;
  • Queimaduras;
  • Fraturas;
  • Psicoses;
  • Rupturas dos ligamentos;
  • Alterações neurológicas por compressão medular ou raízes nervosas;
  • Tratamento pós cirúrgico com próteses;
  • Lesões neurológicas centrais;
  • Todo tipo de câncer.

Assim como em diversas especialidades da medicina, a lista de contraindicações possa parecer extensa, os benefícios que o tratamento da Quiropraxia pode proporcionar são infinitamente superiores, a começar pelo fato de curar e prevenir doenças sem o uso de medicamentos.

Quer conhecer mais e se beneficiar dos resultados dessa técnica milenar?

Marque sua Consulta na Vertebrale Clínica da Coluna, e conquiste uma vida sem dor e com mais qualidade.

Theme design by eClass
Click aqui e tire suas Dúvidas