CIATALGIA

A Quiropraxia é bastante importante para quem sofre de dores no nervo ciático, pois auxilia na redução das dores, que muitas vezes afeta toda parte inferior do corpo, podendo se estender desde a região lombar, passando pelo quadril, podendo ou não chegar até o pé.

Ciatalgia

Por definição, ciatalgia ou ciática é uma afecção extremamente dolorosa do grande nervo ciático, devido à compressão de suas raízes, que saem do canal raquidiano, por uma lesão inflamatória ou degenerativa do nervo. A dor é nevrálgica, que se situa particularmente na parte posterior dos quadris, podendo se estender por toda a perna.

E o ciático é o maior e mais volumoso nervo do corpo humano, que se estende da região do sacro até a parte posterior da coxa, se ramificando por toda a perna e o pé, ou seja, liga o dedão do pé até a região lombar.

Resumindo ciatalgia ou ciática: dor que irradia ao longo do nervo ciático, descendo para ambas as pernas a partir da lombar. É o nervo ciático comprimido ou irritado que provoca a dor chamada ciatalgia.

Estudos apontam que até 40% da população brasileira deve ter dores no nervo ciático ao longo da vida, mas apenas uma pequena parte, cerca de 1%, vai ter problemas graves relacionados a ele.

Outro aspecto da doença é que ela normalmente afeta pessoas entre os 40 e 50 anos e principalmente os homens nesta faixa etária, por serem os que tradicionalmente carregam excesso de peso ao longo da vida, apesar de existirem diversos outros fatores de risco associados à ciatalgia, como por exemplo, a obesidade, a idade avançada, a prática de exercícios físicos em excesso e sem orientação, etc.

Além disso, os riscos de se tornar uma dor crônica aumentam consideravelmente com a idade.

A dor provocada pela inflamação no nervo ciático causa uma mudança acentuada no dia a dia das pessoas, pois atividades simples como sentar ou andar se tornam extremamente complicadas de se realizar sem a ajuda de alguém.

Isso acontece porque o nervo ciático é o nervo mais responsável pelo movimento dos músculos da perna. Sem o nervo ciático seria impossível realizar algumas ações, dentre elas se locomover. A maioria das pessoas que sofrem deste problema e que se dedicarem a um tratamento, que identifique as reais causas da ciatalgia, poderá obter excelentes resultados, até mesmo sem precisar de auxílio medicamentoso.

Processos cirúrgicos para a ciatalgia são altamente invasivos e possuem sérios riscos, devendo ser somente indicados quando o paciente não responde a nenhum tipo de tratamento conservador, e a Quiropraxia pode auxiliar, e muito, neste tratamento.

Como se caracterizam as dores no nervo ciático?

O nervo ciático está localizado na parte inferior da região lombar, saindo da lateral das vértebras e se ramificando ao longo de toda a extensão dos membros inferiores e, quando estes nervos inflamam ocorre o problema.

A dor provocada pela ciatalgia pode chegar a atingir toda a extensão das pernas e inclusive os glúteos e os pés, e essa dor pode ser bastante persistente, principalmente durante a noite.

Os sintomas listados a seguir são bastante comuns e, caso esteja com esses mesmos sintomas, não deixe de procurar a ajuda de um Quiropraxista:

  • Dor em apenas um dos lados do corpo;
  • Dor de coluna lombar;
  • Dor que piora quando você está sentado ou caminhando;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Pontada ou queimação ao longo da área afetada e;
  • Formigamentos e espasmos musculares;
  • Dor no glúteo.

Veja o posicionamento do nervo ciático, e outros mais, na ilustração abaixo.

Ciatalgia

Com o auxílio de um Quiropraxista, profissional especializado em coluna vertebral, a probabilidade da dor ser reduzida significativamente, já na primeira sessão de tratamento de Quiropraxia, é alta. Já o tratamento completo traz resultados duradouros e efetivos, pois age na causa do problema, eliminando a inflamação do nervo, e consequentemente a dor.

Cerca de 90% das pessoas afetadas pela ciatalgia tem hérnia de disco, que pressiona uma raiz nervosa na coluna lombar. Existem algumas outras causas como tumores, ou até mesmo gravidez, por conta da compressão causada pelo peso da barriga.

Na maioria das pessoas o problema desaparece em cerca de uma ou duas semanas após o início do tratamento de Quiropraxia, e, em caso de cirurgia, se for o caso, deverá ser avaliada os pós e contras, pois só é recomendada como última opção, na ocorrência de complicações, como por exemplo, quando, por conta do problema, a pessoa não consegue mais ter controle sobre o intestino e a bexiga.

 

Tipo de dor ciática e fatores de risco

Podemos dividir a dor ciática em dois tipos: a aguda e a crônica. Ambas podem ser tratadas por um Quiropraxista.

A dor ciática aguda é a mais forte, podendo ser aliviada através de compressas de água quente e fria, e manipulação articular. Em menor escala se recomenda uso de medicação.

Já a dor ciática crônica, caracterizada por intensidade de dor mais leve, porém que persiste ao logo dos dias, sem grandes impactos na mobilidade do paciente, também pode ser tratada através da Quiropraxia.

Ciatalgia 4

Essas dores ciáticas têm início na coluna e se espalha para a parte posterior da perna, e comumente, são somente de um lado do corpo. Também podem ser diagnosticadas pela própria pessoa, que geralmente podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Dores locais: nas costas, nas nádegas ou no quadril;
  • Tipos de dor: se espalhando, de maneira leve ou com mais intensidade;
  • Dores circunstanciais: ao sentar, levantar, ou devido a alguma lesão;
  • Fatores sensoriais: incidência de formigamento ou dormência nas pernas e nos pés;
  • Fraqueza muscular;
  • Mancar ou claudicar;

A idade é um fator de risco para a ciatalgia, mas esse não se pode mudar (muitos gostariam). É importante ficar atentos a outros fatores, a saber:

  • Obesidade – que além de causar dor no nervo ciático também é um fator de riscos para várias doenças;
  • Sedentarismo – há a necessidade da pratica de exercícios físicos de maneira regular para a saúde do corpo humano de um modo geral;
  • Jornada de trabalho extensa – principalmente os trabalhos que exigem muito das costas, como os que precisam carregar peso, ou mesmo os motoristas, que ficam horas na mesma posição;
  • Má postura corporal – que acaba forçando a coluna vertebral de uma maneira errônea.

 

Veja abaixo algumas das principais causas da ciatalgia:

  • Estenose lombar – é um estreitamento da medula espinhal que comprime o nervo ciático
  • Espondilolistese – refere-se ao deslizamento de um disco através da vértebra para baixo, também fazendo compressão no nervo ciático
  • Tumores – que possam vir a comprimir o nervo ciático
  • Infecções – localizadas dentro da coluna vertebral e até infecções pelo vírus do herpes
  • Lesões – ao longo da coluna vertebral
  • Síndrome da cauda equina – afeta os nervos da parte inferior da medula espinhal, rara e muito grave por sinal, pois pode danificar o sistema nervoso de maneira irreversível, causando a paralisia
  • Síndrome do músculo piriforme – contratura, encarceramento e hipertrofia do músculo
  • Trauma – perturbação causada por lesão física
  • Anomalias congênitas – problemas de ordem genética, perturbação, malformação, deformação ou displasia
  • Osteoartrite – inflamação articular que também atinge o osso
  • Fratura pélvica – geralmente ocasionada por acidentes de trânsito, ou traumas de alta intensidade em jovens, ou até mesmo quedas mais bruscas.

Frequência da dor ciática de acordo com a idade

Idade Frequência Porcentagem
Até 2 anos Nunca 0%
De 3 a 5 anos Extremamente rara 1%
De 6 a 13 anos Extremamente rara 2%
De 14 a 18 anos Muito raro 5%
De 19 a 40 anos Comum 35%
De 41 a 60 anos Muito comum 50%
Acima de 60 anos Comum 38%

Curiosidade: mais de 2 milhões de pessoas são acometidos pela ciatalgia por ano, somente no Brasil.

 

O tratamento da ciatalgia através da Quiropraxia

Buscar a ajuda de um Quiropraxista habilitado para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado da ciatalgia ou dor no ciático, é uma parte importante do processo de cura do paciente.

Sendo este um profissional que detém um amplo conhecimento das desordens da mecânica corporal, trazendo uma melhora efetiva em um curto prazo, e muitos benefícios considerando à longo prazo.

Além de um profissional habilitado proporcionar segurança, ele também poderá investigar a fundo as causas das dores no nervo ciático, e, consequentemente, realizar um tratamento na exata medida do problema que cada pessoa está vivenciando.

Através da Quiropraxia ocorre a restauração da condução de impulsos nervosos e uma redução dos sintomas provenientes da inflamação do nervo ciático, levando a uma redução significativa da intensidade de dor e melhora da mobilidade do paciente, sendo eliminado ou reduzido o excesso de medicamentos, estimulando apenas o poder de autocura do próprio corpo com bons estímulos ao sistema nervoso.

As pessoas costumam recorrer aos remédios quando as dores aparecem, por desconhecimento de que existem tratamentos, como a Quiropraxia, que são muito mais naturais e eliminam boa parte das dores já a partir da primeira sessão.

Ciatalgia

A solução para o seu problema de ciatalgia existe:

A Vertebrale Clínica da Coluna Vertebral é especializada em Quiropraxia em Salvador, e pode ajudar você a se livrar, de forma definitiva, das dores no nervo ciático,  conheça o trabalho da Dra. Ada Marques. Atendimento com hora marcada.

Nosso endereço é na Avenida Tancredo Neves, 1632, edifício Salvador Trade Center, sala 505, 5o andar, torre sul, Caminho das Árvores, Salvador – Bahia.

Ligue agora e marque sua consulta: 71 3102-0202.

Nosso WhatsApp: 71 9 9678-9696.

Portanto, não fique sofrendo com dores no nervo ciático, faça uma investigação aprofundada sobre as causas do seu problema com quem é referência em Quiropraxia em Salvador e sinta o benefício de uma vida mais saudável e sem dor.

Tags do Post :

Ciatalgia

Compartlhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendimento Whatsapp