História da Quiropraxia

A História da Quiropraxia

História da Quiropraxia – Desde tempos imemoráveis o homem tem utilizado das mãos, um dos métodos mais conhecidos e largamente empregado nas práticas terapêuticas de todas as épocas. E na verdade apenas estamos re-aprendendo o que nos primórdios da historia humana se fazia naturalmente em busca da saúde e equilíbrio do ser.

A Quiropraxia como método terapêutico tem se mostrado altamente eficaz nos desequilíbrios osteoarticulares, bem como em distúrbios relacionados ao Sistema Nervoso humano e sua relação com as dores nas costas.

Na narrativa histórica milenar notamos que a Quiropraxia era cuidadosamente utilizada por Hebreus, Persas, Chineses, Babilônicos e Gregos, os quais tinham algum conhecimento desta arte, ainda que praticada de forma incipiente e não mediante as protocolos reconhecidamente científicos. Os Gregos, Romanos e os Árabes identificaram os princípios básicos e fundamentais, e descreveram e registraram os valiosos e sábios conhecimentos adquiridos, lançando os fundamentos desta ciência para o mundo.

Deste modo, verificamos que a História da Quiropraxia é uma herança e uma verdade científica desenvolvida durante muitos séculos.

Para Hipócrates, a arte e a ciência da Quiropraxia confirmam a verdadeiramente ciência. Ele, repetidamente advertida que “é mais importante conhecer a natureza da coluna vertebral, o que deve ser um propósito natural”, … obtendo-se o conhecimento indispensável para diagnosticar as muitas enfermidades”. E, prosseguia, dizendo: “… a negligência para com a coluna vertebral, quando a vértebra está descolada, resulta em sérias e permanentes complicações”.

DANIEL DAVID PALMER

DANIEL DAVID PALMER, considerado o PAI da Quiropraxia, um professor Canadense, desenvolveu esse conhecimentos e criou a moderna Quiropraxia nos Estados Unidos da América, em 1895, tendo publicado “THE SCIENCE AND ART OF CHIROPRACTIC”, obra referencial para aquela que viria a ser uma das profissões mais almejada e promissora na área da saúde.

Passados mais de 100 de anos da revelação da História da Quiropraxia para o mundo, o legado de PALMER chega ao século XXI, representado por escolas e universidades, centros quiropráxicos e profissionais especializados, modernas indústrias de equipamentos e produtos complementares, editoras e milhões de pessoas que se beneficiam diariamente dos procedimentos concebidos por aquele que, para alguns de sua época, não passava de um louco ou visionário. Felizmente, a história nos garante que sempre haverá um amanhã.

Regulamentação

Atualmente, nos países onde a quiropraxia é regularmentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Européia e da Ásia ela é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiropraxia, (World Federation of Chiropractic – WFC), reconhecida e filiada a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a organização que representa a Quiropraxia internacionalmente. Há cerca de 90.000 quiropraxistas em todo o mundo dos quais cerca de 65.000 encontram-se nos Estados Unidos.  A Quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área de saúde (Medicina, Quiropraxia e Odontologia) na América do Norte e Europa.